top of page

SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICA COM PROFESSOR ROBERTO LEANDRO

Finalizando a Unidade 1 do nosso curso Elaboração de Projetos tivemos a visita do Professor Roberto Leandro, que aceitou o convite para socializar sua prática bem sucedida com projeto.

Professor Leandro..."A experiência que trazemos neste relato é fruto de um trabalho extenso, iniciado nos primeiros meses do ano letivo de 2012, na EMEB Octávio Edgard de Oliveira, com uma turma de 4º Ano do Ensino Fundamental I, 1º AnoCiclo II,

Logo de início percebemos que os alunos apresentavam uma grande dificuldade em atribuir significado àquilo que era dito, tanto pelo professor, como pelos colegas, o que se mostrava um empecilho no processo de ensino e aprendizagem, além de gerar conflitos nas relações sociais.

Os alunos liam com uma leitura fluente e de poucos erros, porém não atribuíam nenhum sentido ao que liam. Para eles, não havia nada a ser compreendido. Quando solicitados a explicar o que haviam entendido de um texto lido, a resposta era simples: “mas você ainda não explicou, professor”.

Ao analisarmos a situação e revisitarmos os planos de ensino presentes no Plano Político Pedagógico (PPP) da escola, percebemos que ao longo de todo o período de escolarização, as crianças deparam-se com os conhecimentos, ou melhor, com os conteúdos escolares de forma segmentada. Cada área do conhecimento isolada das demais, como se estivessem em “caixinhas” separadas e ordenadas. Cada disciplina tratando de um assunto, sem conexão entre si e, o mais preocupante, sem contextualização com a vida cotidiana daqueles alunos.

Sentindo a necessidade de mudar este panorama, pensamos em uma proposta prática de trabalho na qual os alunos pudessem vivenciar a experiência de construir os seus conhecimentos.

Optamos por um trabalho interdisciplinar baseado em projetos, no qual as crianças pudessem “estabelecer relação entre as características do trabalho científico e o seu aprendizado (...) e fazer conexão entre o conceito construído e seu contexto de vida” (Proposta Curricular, vol. 2, caderno 3, p.15). Levando-os a perceber a necessidade de recorrer às diferentes áreas do conhecimento a fim de buscar subsídios à sua pesquisa, comprovando ou negando suas hipóteses previamente estabelecidas.

Nesta perspectiva decidimos trabalhar os conceitos científicos aplicados à vida cotidiana dos educandos, contextualizando as aprendizagens na área de Ciências.

Decidimos trabalhar os conceitos científicos para analisar o aquário da escola e compará-lo ao habitat natural de diversos tipos de peixes. Nascendo, assim, um extenso projeto – o Aquário da EMEB. Este projeto foi divido em outros subprojetos a fim de dar conta das etapas necessárias ao desenvolvimento, mobilizando (a cada etapa) os conteúdos previstos no Plano Anual de Ensino na área de Ciências Naturais.


...O sucesso de um bom projeto, depende de um trabalho que convença toda a equipe das vantagens da idéia e a mobilize. Em suma, é importante saber “socializar” as idéias, Dessa forma, todos se sentem comprometidos e responsáveis pela realização das propostas.

...Trabalhar com projetos tem grande valia pois integra os conteúdos dentro de um tema de interesse da turma, trazendo uma melhor gestão dos conhecimentos a serem transmitidos e motivando a turma em busca da construção da aprendizagem.

Para conhecer mais visite o site da revista escola onde o professor Leandro teve seu projeto publicado:

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/todos-olho-aquario-agua-peixe-seres-vivos-791155.shtml#ad-image-0

Agradecimentos ao professor Leandro que gentilmente aceitou o convite para socilizar sua prática com nosso grupo, enriquecendo o nosso conceito sobre projeto.

20140628_083723.jpg
20140628_083346.jpg
20140628_083256.jpg
20140628_083246.jpg


bottom of page